Missão Técnica Japão 2020

Porquê Participar da Missão Técnica ao Japão - Lean Way Consulting:

Consultoria Lean System

A implementação do Lean System é um processo de mudança conduzido em “estágios”. Desta forma, a fim de facilitar o esforço de implementação, a Lean Way Consulting utiliza-se de um Road Map de 6 passos, a partir do qual os diversos componentes do Lean System são introduzidos.
A implementação destes componentes lean é realizada pelo Time de Projeto, orientado pelos Consultores Lean Way, que servem-se do conjunto de Workshops desenvolvidos para capacitar os multiplicadores e envolvidos com o processo de implementação.

Road Map de Implementação do Lean System – Lean Way Consulting

Dinâmica Típica do Processo de Implementação

01 - Aprofundamento da “Avaliação Preliminar de Potencialidades

O aprofundamento da Avaliação Preliminar de Potencialidades é a “Fase de Diagnóstico” (Deep Dive) que permite “definir objetivos”, “aferir metas” e “definir a estratégia de implementação” (por onde iniciar, como evoluir e em que ritmo, por exemplo). Nesta fase construímos juntos o “Plano de Implementação” (A3). Este é o primeiro bloco de atividades do projeto. Os consultores dedicam, tipicamente, as primeiras 6~8 semanas a esta atividade na planta, juntamente com parte do Time de Implementação.

02 - Capacitação

Os treinamentos são programados na ocasião da construção do A3 e realizados ao longo da duração do Projeto, visando preparar os envolvidos para a efetiva implementação das ferramentas/mecanismos Lean.

03 - Implementação:

A implementação dá-se, tipicamente, a partir de duas formas, que em nossa abordagem combinam-se:
– Evento Kaizen: Os Eventos Kaizen são realizados a partir do desdobramento do plano de implementação (A3), reunindo uma equipe multidisciplinar numa força-tarefa que viabiliza a implementação de atividades de melhoria de forma mais rápida e efetiva.
– Atuação dos Membros do Time com Apoio do Consultor Lean Way: Tipicamente o Consultor tem um calendário de visitas à planta, nas quais se dedica a orientar/apoiar diversas atividades do Plano de Implementação a cargo de diferentes integrantes do Time.

04 - Follow-up:

Nas “Reuniões de Follow-up Geral” avalia-se a evolução do projeto, a eficácia e o ritmo de implementação das atividades, assim como as dificuldades enfrentadas e os resultados alcançados a partir dos indicadores definidos para monitoramento do projeto.

Estrutura Interna para Implementação e
Envolvimento do Cliente

Patrocinador: Envolvimento do “Principal Executivo” da Operação/Planta no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo Time de Implementação.

Time de Implementação: Formação de um Time responsável pela construção do Planejamento do Projeto (A3) e sua implementação, com autonomia para conduzir o processo e implementar as mudanças requeridas (atividades de kaizen). Este Time é formado por representantes das áreas envolvidas no Piloto e áreas/funções de apoio. O Time de implementação é formado por 10 a 15 pessoas, dependendo do escopo do projeto.

Coordenador do Time de Implementação: Designação de um funcionário com formação que permita absorção dos

conceitos e ferramentas Lean, conhecimento e experiência na operação, credibilidade e “trânsito” junto às áreas e funções envolvidas no Piloto.

Atividades de Suporte prestadas pelos Consultores Lean Way

– Orientação quanto à estratégia de implementação
– Treinamento do time de projeto/Formação de massa crítica
– Revisão de indicadores estratégicos
– Orientação na construção do plano de implementação (A3)
– Apoio na implementação de atividades de melhoria
– Definição de papéis e responsabilidades
– Monitoramento da evolução da implementação e resultados

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